quinta-feira, 30 de julho de 2020

Sobe para 81 o número de curados da covid-19 em Serra Preta


Com o grande aumento dos casos do novo coronavírus (covid-19) no município, o prefeito Aldinho adotou medidas de enfrentamento mais rígidas, decretou toque de recolher das 21h às 5h, restringiu o acesso de pessoas ao município, instalou barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade e distritos e diminuiu o horário de funcionamento do comércio local. 


Após a nova política de enfrentamento, o número de novos casos deixou de subir com a mesma intensidade e os curados já são mais do dobro de ativos, chegando a mais de 60% dos casos confirmados. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, ontem (29), o município já registrou 127 casos confirmados da covid-19. Destes, 81 já estão recuperados, 6 pessoas foram a óbito e 40 ainda estão com o vírus ativo. 

O prefeito já liberou o funcionamento do comércio em horário normal, mas manteve as barreiras sanitárias e prorrogou o toque de recolher por mais oito (8) dias, estendendo até o dia 5 de agosto. 

PUBLICIDADE

Sexto óbito


O sexto óbito foi confirmado ontem (29) pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de uma idosa, de 70 anos, que tinha diabetes e hipertensão. Ela deu entrada no Hopital Municipal Santo Antônio, no Distrito de Bravo, apresentando alguns sintomas da doença, e após complicações foi feita a regulação e a paciente foi encaminhada para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, onde veio a óbito no dia de ontem. Segundo comunicado da Secretaria de Saúde, o resultado do exame da paciente, que foi divulgado na última segunda-feira (27), deu positivo para covid-19.

Divergência nos números

Existe uma divergência nos números contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde com os números informados pela Secretaria de Saúde de Estado (Sesab), que está sendo bastante questionado por populares nas redes sociais. Os números informados pelo Estado é superior aos números contabilizados pela Secretaria de Saúde local. 

A equipe do SPN entrou em contato com a Chefe do Gabinete do prefeito Aldinho, Maria do Socorro, e ela informou que essa divergência se dá por conta dos casos de pessoas que têm o CPF e/ou cartão do SUS originário do município de Serra Preta, e quando testam positivo em outras cidade ou estados, são contabilizados para Serra Preta. Mas, ainda segundo a Chefe do Gabinete do prefeito, em muito casos essas pessoas nem tiveram contato com o município nos últimos meses, e ainda assim, são contabilizados como casos do município. 

Enquanto o município contabiliza 127 casos confirmados, a Sesab informa que 145 pessoas já testaram positivo para a covid-19 em Serra Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário