Foto: Reprodução / Internet. |
O município de Serra Preta melhorou a taxa de isolamento social e ficou em quinto dentre os quinze municípios que compõe o território da Bacia do Jacuípe. Com o percentual de 38,3%, Serra Preta ainda está abaixo do recomendado pelas autoridades de saúde, que apontam para o mínimo de 50%. Na última terça-feira (19) o município apresentava uma taxa de isolamento de 38,7%. Na sexta-feira (22) este percentual caiu para 32,4%, deixando o município entre os piores da região. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Na prática, levando em consideração que Serra Preta tem 16 mil habitantes, pouco mais 6 mil estão respeitando o isolamento social, enquanto quase 10 mil continuam levando a vida normalmente. Nos distritos e na zona rural do município os bares continuam funcionando normalmente, desrespeitando o decreto municipal que determina o fechamento dos estabelecimentos por tempo indeterminado. A situação se agrava nos fins de semana, quando aumenta o número de pessoas circulando no município. A falta de fiscalização por parte da prefeitura contribui com a desobediência.
Após a confirmação do segundo caso de covid-19 e o primeiro óbito no município, as pessoas começaram a se consientizar e, ao menos, a utilização das máscaras de proteção se intensificaram. Hoje nas ruas a maioria da população já utiliza a proteção.
Confira a taxa de isolamento social dos 15 municípios que compõe o Território da Bacia do Jacuípe:
- Quixabeira 43,2%
- Baixa Grande 40%
- Gavião 39,1%
- Mairi 38,8%
- Serra Preta 38,3%
- Capim Grosso 37,6%
- Várzea do Poço 37,5%
- Várzea da Roça 37,5%
- Riachão do Jacuípe 37,4%
- Ipirá 37%
- Capela do Alto Alegre 35,7%
- Pintadas 35,6%
- São José do Jacuípe 35,4%
- Pé de Serra 33,9%
- Nova Fátima 32,9%
O Índice de Isolamento Social foi desenvolvido pela Inloco para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19. O mapa mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário