Foto: Divulgação / Salvador. |
Não faltam pré-candidatos à Prefeitura de Salvador, mas a maioria dos eleitores da capital baiana ainda não sabem em quem vão votar no pleito previsto para ocorrer em outubro deste ano. Essa foi a resposta de 60,5% do total de 820 pessoas entrevistadas pelo instituto Paraná Pesquisas, do último sábado (16) até quarta-feira (20). O levantamento foi encomendado pelo Bahia Notícias.
O resultado apresentado se refere à pesquisa espontânea, que é quando os nomes dos potenciais candidatos não são indicados. Neste quesito, o político mais votado foi o atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Ele é a opção de voto desejada por 17,4% dos entrevistados. No entanto, como já está em seu segundo mandato consecutivo à frente da cidade, o democrata não pode concorrer ao cargo.
Seu candidato é o vice-prefeito de Salvador e secretário de Infraestrutura, Bruno Reis (DEM). Entre os nomes elegíveis, ele é melhor posicionado na pesquisa, apontado como opção de voto por 7,6% dos eleitores soteropolitanos.
Com menos de 1%, aparecem os demais: o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT), que mudou de partido, mas não teve sua pré-candidatura lançada até o momento, e o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), antes apadrinhado pelo presidente estadual do PSD, Otto Alencar, ambos com 0,9% das intenções de voto; a deputada estadual e pré-candidata pelo PCdoB, Olívia Santana, com 0,6%; a pré-candidata pelo PT, Major Denice, com 0,5%; e o vereador Cézar Leite, pré-candidato pelo PRTB, com 0,4% dos votos.
Políticos como a deputada federal Lídice da Mata (PSB), pré-candidata pelo PSB, e o deputado estadual Hilton Coelho, que pode disputar o pleito pelo PSOL, não tiveram pontuação significativa nesta pesquisa. Outros nomes citados somaram 0,9% das intenções de voto. Além disso, 10,5% dos entrevistados disseram não ter interesse em votar em ninguém.
Com margem de erro de 3,5%, o levantamento possui 95% de confiança. Ele foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07354/2020 para o cargo de prefeito.
Ailma Teixeira / Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário