domingo, 31 de maio de 2020

Prefeitura de Serra Preta empossa aprovados no concurso da Guarda Municipal

Foto: Reprodução / VR14.

Na tarde da última sexta-feira (29) o prefeito de Serra Preta, Aldinho, empossou 15 aprovados no concurso público da Guarda Municipal, realizado em junho de 2019. 
Dos 15, dois desistiram. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Município dois dias antes, na quarta-feira (27). 

Em contato com a equipe do SPN, o prefeito Aldinho falou da sensação de dever cumprido e esclareceu que não poderá convocar todos os aprovados no momento. "A sensação realmente é muito positiva, de dever cumprido. A gente fica bastante feliz e satisfeito por honrar uma promessa de campanha, além da necessidade do município. A gente tem uma Guarda que é um braço da segurança pública municipal e que vai ajudar bastante. Não só no aspecto da segurança, mas, principalmente, neste momento de enfrentamento da covid a Guarda vem em um momento bastante oportuno para ajudar nesta questão", disse o prefeito.

"Quanto aos demais classificados, vamos fazer um estudo para avaliar. Existe uma carência no município, mas a gente precisa compatibilizar com o aspecto financeiro, pois as coisas já andavam difíceis e agora pior ainda com essa crise gerada pela covid. Aí eu não sei, francamente, se teremos condições financeiras de convocar mais aprovados. Mas, de antemão, desses que nós convocamos dois desistiram, então gera automaticamente duas vagas, e vamos fazer um estudo pra ver se temos condições de chamar mais no momento", esclareceu.


A implantação da Guarda Municipal foi promessa de campanha do prefeito Aldinho, e ele implantou logo início do governo. Mas, sem concurso, contratou os guardas como prestadores de serviço. E só em junho de 2019 foi realizado o concurso, após cobrança dos vereadores de oposição.

No dia 20 de dezembro de 2019, o prefeito Aldinho enviou para Câmara de Vereadores o projeto de lei n°061/2019 que amplia o número de vagas (de 15 para 40) do cargo de Guardas Municipais. O projeto foi aprovado por unanimidade, em sessão extraordinária, sancionado pelo prefeito Aldinho e publicado no Diário Oficial do Município no mesmo dia. Mas, na primeira convocação, o prefeito Aldinho chamou apenas 15 aprovados, sendo 2 mulheres e 13 homens. 

PUBLICIDADE

Segundo Caio Cesar, um dos aprovados do concurso, o prefeito Aldinho garantiu que iria convocar todos os aprovados logo no mês de Janeiro deste ano. Mas a convocação não aconteceu. Diante do problema, os aprovados elegeram uma comissão e estavam lutando na justiça pela convocação. Em conversa com o SPN, Caio Cesar informou que a comissão dos aprovados entrou com uma representação no Ministério Público (ver processo).

Cesar ainda nos informou que muitos aprovados no concurso estão passando dificuldades, pois tiveram que deixar seus empregos para concluir o curso de formação que durou cerca de um mês. Além de terem que arca com todas as despesas de transporte e alimentação, uma vez que a prefeitura não disponibilizou nenhum tipo de ajuda de custo. "Vários pais de família tiveram que sair dos seus trabalhos para fazer o curso de formação e hoje estão passando dificuldades. Alguns amigos não tem o que comer. Formamos dia 19 de dezembro e até hoje nem o certificado de conclusão de curso recebemos ainda", revelou Cesar.

Caio Cesar não está entre os primeiros convocados, mas comemorou a convocação dos colegas e agora espera uma nova convocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário