segunda-feira, 20 de abril de 2020

Sérgio Moreira é pré-candidato a prefeito de Serra Preta pelo PT

Foto: Arquivo pessoal | Sérgio Moreira (PT).

Paulo Sérgio de Jesus Moreira, 42 anos, político, pai do jovem Felipe e filho de Dona Maria e Selviro Moreira (Nôga). Nascido no distrito de Ponto, ele veio ao mundo através das mãos da famosa parteira "Mãe Gaú". Sérgio Moreira, como é conhecido em todo município, sempre militou na política à frente do Partido dos Trabalhadores (PT), partido qual é filiado desde 2002.

Filho de mãe solteira, Moreira teve uma infância com muitos desafios e enfrentamento a pobreza. Carroceiro, vendedor de geladinhos, pintor, vendedor de pastel e ajudante de pedreiro. Desde criança sempre ajudou no desenvolvimento familiar e superou os obstáculos da vida sempre com honestidade e dignidade, princípios ensinados por sua mãe. Moreira estudou no CENSL (Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes) e em seguida foi estudar em Feira de Santana,  onde conseguiu concluir o curso de Técnico em Agropecuária na Escola Agrotécnica. Posteriormente se graduou em Gestão de Cooperativas e em novembro de 2015 concluiu sua pós-graduação em Políticas Públicas de Gênero e Raça.

Foto: Arquivo pessoal | Sérgio Moreira (PT).

Na vida profissional Moreira teve muito sucesso, sempre ocupou cargos importantes no cenário estadual e chegou a ser Consultor de BioDiesel da Petrobrás. Se afastando em maio de 2011 para assumir uma secretaria no governo do então prefeito Adeil Figueredo.

Na política sindical, Moreira coordenou uma campanha emocionante e articulou a vitória do seu amigo Braquistone, colocando fim em um legado de 28 anos sobre o comando do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Serra Preta.

Já na política partidária ele foi candidato a vereador três vezes. Em 2004, obteve apenas 59 votos e não conseguiu se eleger. Em 2012, após passagem pela extinta SEDRU (Secretaria de Desenvolvimento Rural e Urbano), Moreira se elegeu vereador com 398 votos. Em 2016 ele estava cotado para fazer parte da chapa majoritária, mas em uma arrumação de grupo, Moreira foi para reeleição e consagrou-se o vereador mais votado do pleito, com 760 votos.

Como vereador, o mandato denominado de "Luta Coletiva" conseguiu diversos recursos federais e estaduais para Serra Preta. Com fácil acesso ao governador Rui Costa e o ex-governador e hoje senador Jaques Wagner, Moreira atraiu diversos programas e investimentos para o município. Beneficiando principalmente o homem do campo. "Fui responsável, em nome do PT, por intermediar muitos projetos para o município. Recentemente conseguimos 04 tratores, 05  barragens, água encanada para o distrito de Lagoa da Caiçara, habitação rural - onde construímos diversas casas no município, fábrica de polpa de frutas, produção de mel através da apicultura e apoio as associações", contou Moreira. O mandato Luta Coletiva também deu oportunidade para que dois suplentes de vereadores (Eliúde Miranda e Simão de Sabino) sentassem em uma cadeira da Câmara, ocupando por um período a vaga do vereador eleito Sérgio Moreira.

Após tomar posse como vereador em seu segundo mandato, ele se afastou da Casa para assumir a Secretaria Municipal de Saúde, a convite do prefeito Aldinho. Moreira ficou três anos à frente da secretaria e retornou à Câmara no fim de 2019. O partido dos trabalhadores tem participação direta na administração do prefeito Aldinho, através das secretarias de Saúde sob o comando de Claudiane Batista; Obras e Serviços Públicos comandada pela jovem Lucas Miranda e a Sedruma (Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) que tem o comando de Jorge Pimenta.

Agora, Moreira enfrenta mais uma batalha e pleiteia ser candidato a prefeito  para representar o grupo de situação, liderado pelo prefeito Aldinho, nas eleições deste ano. Além de Sérgio, o grupo também conta com as pré-candidaturas do vereador Mário Gonçalves e do jovem médico Karlos Fiqueredo.

Em 2016 o apoio do partido do trabalhadores foi decisivo na vitória de Aldinho sobre o grupo do ex-prefeito Adeil. E neste ano, o diretório Municipal do PT aposta no nome de Moreira para prefeito ou vice, ocupando uma vaga na majoritária. Sérgio garante que não será mais candidato a vereador. Nas últimas eleições, os deputados apoiados por Moreira tiveram votações surpreendentes em Serra Preta.

Em conversa com o pré-candidato Sérgio Moreira, ele nos contou um pouco da sua trajetória e o motivo por qual se sente preparado para ser prefeito. "O partido dos trabalhadores e eu temos uma história de dedicação às causas sociais, culturais e econômicas em Serra Preta. Estamos cada dia mais fortalecidos e com experiência para contribuir ainda mais na condução da gestão municipal. Muitos desafios ainda precisam ser superados. A geração de emprego e renda, a questão da população negra em situação de pobreza, especialmente a juventude e as mulheres, a economia das demais regiões do município, especialmente Sede e região do Ponto", disse Moreira. Questionado sobre seus projetos para o município, Moreira foi direto e objetivo: "Precisamos de mais investimentos em políticas públicas que diminuam a pobreza, como escola em tempo integral, creches nas diversas regiões, ampliação da Bolsa Universitária, aguadas diversas e a  barragem do Rio das Pedras, rotas e pontos turísticos na sede e outras regiões, museu do vaqueiro, atenção a terceira idade e ampliação e aperfeiçoamento nos serviços de saúde são os nossos desafios", finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário