Páginas

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Colapso pós-Covid: 93,9% dos leitos de UTI do Rio já estão ocupados, aponta MP

Foto: Reprodução | Agência Brasil.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e a Defensoria Pública do Estado afirmam, através de denuncia em ação civil pública, que a ocupação dos leitos de UTI da cidade já chega a 93,9% da capacidade e pedem que Estado e município desbloqueiem 155 leitos de tratamento intensivo para pacientes com covid-19. De acordo com informações da IstoÉ Os governos negam que faltem leitos.

Segundo o pedido de liminar encaminhado à Justiça do Rio, o Estado e o Município destinaram à capital fluminense 749 leitos de UTI para tratamento do coronavírus. Isso inclui os hospitais de campanha, cuja inauguração está prevista apenas para o dia 30. Desses leitos, 287 estão nos hospitais estaduais e municipais da cidade e 155 ainda não entraram em operação ou estão sendo utilizados para outros fins. Os números foram levantados com base em dados do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), sistema online que o Ministério da Saúde põe à disposição de Estados e municípios para gerenciamento e operação das centrais de regulação.

Os leitos bloqueados estão previstos no Plano de Contingência à Covid-19 e já deveriam estar em funcionamento. O MP-RJ e a Defensoria solicitam que o desbloqueio seja feito em cinco dias. Caso a medida não seja adotada, a ação requer que sejam requisitados leitos ociosos e disponíveis na rede privada.

Fonte: Bahia Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário